Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2006 - 08h30

Acidente em mina dos EUA mata 12 dos 13 mineiros presos

Publicidade

da Folha Online

Poucas horas depois de o governador da Virgínia Ocidental, Joe Manchin, ter afirmado que os trabalhadores presos em uma mina da cidade de Tallmansville, há quase dois dias estavam vivos, donos da mina disseram aos familiares que essa informação estava errada. Dos 13 mineiros presos, apenas um sobreviveu, e está hospitalizado.

O sobrevivente do desastre, identificado pelo nome de Randal McCloy, 27, está em condição crítica de saúde na manhã desta quarta-feira, segundo fontes médicas. Quando ele chegou ao hospital, estava inconsciente, mas ainda respirava.

Em coletiva de imprensa, o diretor do Grupo Internacional de Mineração de Carvão, Ben Hatfield, que controla a mina onde ocorreu o acidente desta segunda-feira, disse que teve "o pior dia de sua vida", e assumiu que houve "erro de comunicação" nas transmissão de informações relatadas sobre as mortes dos mineiros.

Na noite de ontem, informações de que ao menos 12 mineiros tinham sobrevivido --um dos trabalhadores tinha sido encontrado nesta terça-feira-- se espalhou entre as famílias da vítimas, que faziam uma vigília na igreja local. Horas depois, familiares começaram a deixar o local, e informaram à imprensa sobre a notícia da morte dos mineiros.

O caso causou indignação entre as famílias, que exigem explicações sobre o que teria ocorrido, e porque a informação errada foi divulgada pelos donos da mina.

"Pior dia"

Ao informar as famílias na igreja, ele teria dito que houve "falta de comunicação", e o que havia sido informado antes --sobre o fato de os mineiros ainda estarem vivos-- estava errado. Nesse momento, familiares e funcionários da mina começaram a discutir.

De acordo com Hatfield, a informação errada se espalhou rapidamente porque "pessoas ouviram" as ligações feitas entre membros da equipe de resgate e funcionários do comando central. O diretor afirmou que os "bombeiros confirmaram ter encontrado 12 mineiros", mas que iria verificar se "ainda apresentavam sinais vitais".

Ele também afirmou que a "informação inicial da equipe de resgate [dos bombeiros] para o comando central indicava vários sobreviventes", e que a notícia se espalhou "como um incêndio e saiu do controle".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes com minas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página