Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2006 - 16h45

Ajuda internacional em guerra contra terror deve crescer, diz Bush

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta quarta-feira que o novo ano deve trazer avanços e maior cooperação internacional na guerra contra o terrorismo. As declarações foram dadas por Bush após uma reunião com altos comandantes militares no Iraque e no Afeganistão.

"Há muito trabalho a ser feito na guerra contra o terror", afirmou Bush. "Mas o povo americano pode estar certo de que esta administração compreende a tarefa, compreende o desafio e a obrigação de proteger o povo americano".

Bush se reuniu com os generais George Casey, alto comandante do Exército americano no Iraque, John Abizaid, chefe do Comando Central, e Martin Dempsey, comandante responsável por treinar e equipar o Exército e a polícia iraquiana. O Embaixador americano em Bagdá, Zalmay Khalilzad, também participou da reunião.

Ameaça

Bush reconheceu, no entanto, que as organizações terroristas ainda representam uma ameaça para o mundo. "Conversamos sobre as áreas que causam preocupação nesta guerra contra o terrorismo, reconhecendo que o inimigo segue uma ideologia de ódio e de desejo de matar".

"Eu disse aos comandantes que nossa administração fará todo o possível para trazer estes inimigos à Justiça", acrescentou Bush.

O apoio americano à guerra no Iraque caiu nos últimos meses, mas Bush ajudou a melhorar os números em uma série de discursos às vésperas das eleições parlamentares no Iraque, ocorridas em dezembro.

Bush afirmou que as tropas iraquianas deveriam ser responsáveis pela segurança na votação, mas que as forças dos EUA ajudariam caso necessário.

"O número de ataques durante as eleições caiu significativamente. Eles [as forças de segurança iraquianas] foram bem-sucedidos", disse Bush. "E isto é apenas parte de nossos critérios de avaliação das tropas iraquianas. Números são diferentes de habilidade", afirmou.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página