Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2006 - 11h58

Após assumir comando de Israel, Olmert confirma eleições para março

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, que assumiu o cargo após a internação de Ariel Sharon devido a um acidente vascular cerebral (AVC) confirmou a realização das eleições para 28 de março próximo, apoiado pelo presidente israelense, Moshe Katsav.

05.jan.2006/Efe
Ehud Olmert, primeiro-ministro interino do governo de Israel
Algumas horas após Sharon ter sido internado por conta do AVC [termo técnico para derrame], o gabinete israelense fez uma reunião de emergência, de acordo com o jornal israelense "Haaretz". Pouco antes do encontro, o ex-premiê Binyamin Netanyahu, velho rival de Sharon e atual líder do Partido Likud [ele assumiu depois que o primeiro-ministro deixou o posto] voltou em sua decisão de abandonar todas as pastas que membros do partido controlam no governo.

Colaboradores próximos a Netanyahu informaram ao "Haaretz" que ele vai apoiar o governo de Olmert --ferrenho defensor da política praticada por Sharon-- para manter a estabilidade política em Israel.

Ao iniciar a reunião nesta quinta-feira Olmert, visivelmente abatido, disse que ainda há esperanças que o líder israelense se recupere. Médicos induziram Sharon a um coma profundo e ele respira com a ajuda de aparelhos. O quadro deve se manter nas próximas 24 horas.

"A força de Israel vai nos ajudar a enfrentar a situação", afirmou Olmert. "Vamos continuar gerindo o país e devemos rezar para que haja boas notícias do hospital".

Olmert também disse que o estado de saúde de Sharon é "uma situação difícil" para todos. "Arik [apelido de Ariel Sharon] não é somente o primeiro-ministro e um líder mas um amigo próximo de todos nós".

A cadeira usada por Sharon permaneceu vazia.

Em atividade

Logo após a reunião, a ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni, disse aos repórteres que a principal mensagem era a de que "o governo [israelense] está funcionando".

O ministro israelense da Defesa, Shaul Mofaz, afirmou à rádio israelense que os sistemas de defesa de Israel vão continuar a funcionar "normalmente" devido ao aprofundamento recente do conflito na faixa de Gaza. Nas últimas semanas, Israel sofreu inúmeros ataques de membros de grupos extremistas palestinos, o que levou o Exército a declarar uma zona de segurança na região.

Mofaz e outros membros do ministério devem ter ainda hoje uma reunião especial com Olmert, para que todo o panorama das ações militares seja passado ao primeiro-ministro interino.

Com agências internacionais

Especial
  • Conheça a carreira militar e política de Ariel Sharon
  • Premiê interino de Israel chefia articulação política de Sharon
  • Veja galeria de imagens de Ariel Sharon
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre Ariel Sharon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página