Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2000 - 19h16

Fujimori recebe chefe militar dos Estados Unidos

Publicidade

da France Presse
em Lima (Peru)

O presidente peruano, Alberto Fujimori, recebeu hoje o novo chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, general Peter Pace, que lhe transmitiu o apoio do Pentágono à decisão de desativar os serviços secretos, convocar novas eleições e não se candidatar.

Em comunicado, a embaixada norte-americana assinalou que o general Pace demonstrou "o apoio do Departamento de Defesa dos Estados Unidos à decisão de 16 de setembro do presidente Fujimori e o contínuo apoio norte-americano aos esforços pela democracia peruana".

Em 16 de setembro, Fujimori, em surpreendente discurso ao país, anunciou a convocação de eleições gerais para o prazo mais breve possível, a dissolução do SIN (Serviço de Inteligência Nacional) e prometeu que vai se abster da disputa eleitoral.

A embaixada divulgou que Pace está fazendo uma viagem de "familiarização pela região". Antes de chegar a Lima ele esteve em Bogotá.

No Peru, além de reunir-se com Fujimori, o militar esteve com o ministro de Defesa peruano, general Carlos Bergamino, e com o chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas, general José Villanueva. O embaixador dos Estados Unidos, John Hamilton, acompanhou todas as reuniões do chefe militar.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página