Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2006 - 15h11

Turquia registra mais cinco casos de gripe aviária entre humanos

Publicidade

da France Presse, em Ancara

Ao menos mais cinco pessoas tiveram testes positivos para o mortal vírus H5N1 da gripe aviária e estão sendo submetidas a tratamento na Turquia, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) insiste de que não há no momento aumento na ameaça de transmissão entre seres humanos.

Os novos casos elevam para nove o número de pessoas infectadas pelo H5N1, a forma mais letal do vírus das aves, desde que casos apareceram no último mês. Duas destas nove pessoas infectadas morreram.

Um responsável de Saúde de Corum, a 240 quilômetros de Ancara, anunciou anteriormente que um menino de cinco anos hospitalizado tinha o vírus das aves. No entanto, o chefe do serviço médico do hospital de Cankiri, onde o garoto recebe tratamento, desmentiu a informação e afirmou que ainda não tinha os resultados definitivos dos testes.

O governador de Ancara, Kemal Onal, declarou que os três pacientes tratados eram duas crianças e um adulto. As duas crianças são provenientes da cidade de Baypazari, a 100 quilômetros ao noroeste da capital, onde na semana passada apareceram dois patos selvagens mortos pelo vírus da gripe aviária.

Os dois pacientes de Van são uma menina de 9 anos e um menino de 3, ambos de origem em Dogubeyazit, perto da fronteira iraniana.

Nesta mesma localidade já morreram três crianças na semana passada, dos quais dois tiveram testes positivos para a gripe aviária. O resultado do terceiro não foi conclusivo.

Medo

Todos esses casos geraram um alarme social entre a população turca, mas neste domingo, o alemão Klaus Stohr, funcionário da OMS, tratou de apaziguar o pânico.

"O perigo potencial para o homem não mudou", disse o coordenador do programa mundial da luta contra a gripe aviária da OMS para a rádio alemã NDR. "Não existem novos indicativos de que o vírus possa ser transmitido de pessoa a pessoa", continuou.

Calcula-se que cerca de 50 pessoas poderão estar doentes de gripe aviária na Turquia.

De qualquer maneira, a OMS pediu ajuda à Rússia para que envie especialistas à Turquia, anunciou o chefe das autoridades sanitárias russas para a agência de notícias Itar-Tass.

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página