Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2006 - 10h45

Turquia confirma 14 casos de gripe aviária em humanos

Publicidade

da Folha Online

O ministro turco da Saúde, Recep Akdag disse nesta segunda-feira que um total de 14 pessoas em todo o país estão infectadas com o vírus da gripe aviária H5N1 --variante letal para seres humanos. Ele também confirmou a morte de três crianças por conta da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, até o momento, apenas quatro casos de gripe aviária na Turquia, e duas mortes. Membros da organização disseram que é preciso ainda fazer exames nas outras pessoas que apresentam sintomas da doença.

Técnicos da OMS alertaram nesta segunda-feira que as chances de o vírus da gripe aviária sofrer uma mutação e começar a ser transmitido entre humanos --que atualmente adquirem a doença por meio de animais infectados-- aumenta a cada infecção.

Além da confirmação do ministério turco, outras 60 pessoas com sintomas da gripe aviária foram a hospitais nesta segunda-feira e deverão fazer novos testes.

Mortos

Os quatro mortos incluem duas crianças que morreram na semana passada na cidade de Van (leste), os primeiros casos confirmados do vírus em um país fora da Ásia, onde 74 pessoas morreram desde 2003.

Um terceiro adolescente também morreu devido à gripe em Van, mas a OMS ainda não confirmou essa morte.

Neste domingo, três outros casos de H5N1 foram registrados em Ancara, e outros dois em Van. As duas cidades estão distantes cerca de mil quilômetros.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página