Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2006 - 08h56

Londres testa novo sistema de segurança em trem

Publicidade

da Efe, em Londres

O governo britânico apresentou nesta quarta-feira à estação londrina de Paddington um novo sistema de segurança de alta tecnologia, similar ao que se usa nos aeroportos e permite detectar a presença de explosivos entre os passageiros.

O sistema, pensado para reforçar a segurança após os atentados de Londres de 7 de julho do ano passado, começará a ser utilizado amanhã entre as pessoas que viajarem no trem Heathrow Express, que liga a capital inglesa ao principal aeroporto britânico.


Os testes, cuja participação será voluntária, terão uma duração de quatro semanas. O governo britânico espera que isto permita saber até que ponto as novas tecnologias podem ajudar a combater a ameaça terrorista na rede de transporte.

O governo britânico já indicou que uma segurança igual a que é feita nos aeroportos seria praticamente impossível de ser implantada nas estações do Reino Unido, devido à grande quantidade de pessoas que usam o trem e o metrô diariamente.

Calcula-se que cerca de 3 milhões de pessoas usam o metrô de Londres a cada dia, e há mais de 15 mil quilômetros de vias e cerca de 2.500 estações de trens no Reino Unido.

O aparelho de alta tecnologia apresentado hoje em Paddington pode detectar armas escondidas e explosivos e, se os resultados forem bons, poderá ser utilizado em outras estações.

Em 7 de julho de 2005, quatro terroristas suicidas explodiram bombas em trens das estações de metrô de King's Cross, Edgware Road e Liverpool Street e em um ônibus que explodiu na praça Tavistock, perto do Museu britânico. Os ataques deixaram 52 mortos e obrigaram as autoridades a fechar todo o sistema de metrô da cidade.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página