Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2006 - 09h40

Começam as eleições presidenciais no Chile

Publicidade

da EFE, em Santiago do Chile

Os centros de votação para o segundo turno das eleições presidenciais no Chile foram abertos hoje às 7h (8h de Brasília).

Nas eleições, em que mais de 8 milhões de chilenos decidirão quem será o sucessor de Ricardo Lagos pelos próximos quatro anos, concorrem a candidata de centro-esquerda Michelle Bachelet e Sebastián Piñera (direita).

O candidato Joaquín Lavín, do partido de direita União Democrática Independente, foi eliminado no primeiro turno.

Os centros eleitorais ficarão abertos durante nove horas, a partir do momento de constituição das mesas pelos juízes eleitorais, por isso não existe uma hora exata para fechamento das urnas.

Michelle Bachelet representa a coalizão de centro-esquerda que governou o Chile desde 1990, e Sebastián Piñera pertence à Aliança pelo Chile, que esteve dividida no primeiro turno.

A última pesquisa da empresa de consultoria internacional Mori deu à candidata 53% das intenções de voto, enquanto Piñera obteve 47% dos votos.

Se Bachelet vencer as eleições, será a primeira mulher a chegar à presidência do Chile e presidirá o quarto governo do partido Concertação.

Se a maioria dos votos for para Piñera, ele se tornará o primeiro presidente de direita eleito democraticamente em 48 anos, após a vitória de Jorge Alessandri em 1958.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página