Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2006 - 10h21

Indonésia anuncia 13ª vítima da gripe aviária

Publicidade

da Folha Online

Uma menina de 13 anos morreu após ser infectada pelo vírus da gripe aviária na Indonésia, elevando a 13 o total de mortos no país desde 2003, onde o total de pessoas infectadas chega a 20. Dois irmãos da vítima passaram por exames que constataram que eles também estão contaminados pelo vírus H5N1, informaram funcionários do Ministério da Saúde nesta segunda-feira.

"Nós encontramos três casos positivos de gripe aviária em uma família de Indramayu (175 km ao leste de Jacarta)", afirmou Hariadi Wibisono, diretor do centro de doenças de origem animal do ministério.

Segundo ele, não há evidência de transmissão entre humanos e frangos mortos foram encontrados na região onde a família vive.

Casos de transmissão do vírus H5N1 entre humanos ainda não são conhecidos até o momento, mas especialistas temem que o vírus possa desenvolver essa habilidade e causar uma pandemia que poderia matar milhões de pessoas.

Família

Segundo Wibisono, a menina morreu no hospital de Indramayu, enquanto sua irmã de 15 anos e seu irmão de 3 anos foram encaminhados para um hospital de Jacarta designado para tratar casos de gripe aviária.

"Muitas aves morreram na região onde eles moram, mas ainda não sabemos se os animais eram portadores do vírus. Nós enviamos uma equipe ao local para investigar o caso nesta manhã", disse ele, acrescentando que todos que tiveram contato com as crianças infectadas passarão por testes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página