Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2006 - 19h03

Queda de helicóptero dos EUA mata dois pilotos no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá
da Folha Online

Dois pilotos americanos morreram na queda de um helicóptero hoje ao norte de Bagdá, anunciou o Exército dos Estados Unidos.

"Dois soldados da Força Ironhorse morreram quando o AH-64 Apache caiu neste dia 16 de janeiro numa zona pantanosa ao norte de Taji por volta das 8h20 (3h20 em Brasília)", segundo o comunicado.

"O helicóptero realizava missão de patrulhamento, sendo prematuro determinar as causas do acidente", acrescentou o texto, lembrando que a região do acidente é conhecida por ser "um foco de ativistas terroristas" e que foi aberta investigação para esclarecer os fatos.

Um correspondente da rede de televisão árabe Al Arabiya afirmou ter visto o impacto de um foguete contra o helicóptero, que se transformou em imensa bola de fogo antes de cair perto de Michadah, ao norte de Bagdá.

O grupo islâmico Brigadas Salahedin al Ayubi assumiu o ataque em comunicado na internet, com autenticidade ainda não comprovada.

Acidente

Seis dias antes, todos os 12 passageiros a bordo de um helicóptero Black Hawk morreram após a queda da aeronave, em um ponto próximo da cidade de Tal Afar, também no norte do Iraque. A queda foi atribuída ao mau tempo na região no momento do acidente.

No ano passado, o Exército confirmou a queda de apenas três helicópteros. A mais recente, envolvendo um modelo Cobra, caiu após ser atacado por rebeldes na região de Ramadi, em novembro último.

O Exército dos EUA alertou para a possibilidade de crescimento da violência no país após a divulgação do resultado final das eleições parlamentares, provavelmente nesta semana.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre quedas de helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página