Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2006 - 11h34

ONU fecha escritórios no Paquistão após suposta ameaça da Al Qaeda

Publicidade

da Folha Online

Um telefonema anunciando supostos ataques da rede terrorista Al Qaeda forçou o fechamento temporário dos escritórios da ONU (Organização das Nações Unidas) no sul do Paquistão nesta terça-feira.

O telefonema foi recebido ontem pela Alta Comissão de Refugiados, causando o fechamento dos escritórios na Província do Baluquistão, informou Jan Vandemoortele, coordenador da ONU no Paquistão.

"A rede Al Qaeda foi mencionada duas vezes no telefonema", afirmou Vandemoortele, acrescentando que o interlocutor disse que "o grupo atacaria os escritórios da ONU" na região.

A ameaça aconteceu um dia depois que um suicida atropelou uma multidão com uma motocicleta, perto da fronteira com o Afeganistão, matando 20 pessoas. Foi o terceiro ataque com vítimas em pouco mais de 24 horas na região, antigo bastião da milícia Taleban [grupo extremista islâmico deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001, que controlava mais de 90% do Afeganistão].

Ameaça

"A ameaça foi considerada verossímil", afirmou Vandemoortele. "Como segurança é a maior prioridade para mim, decidi retirar a equipe do local", disse Vandemoortele.

Segundo ele, até o momento não houve ataques ou movimentos suspeitos contra instalações da ONU na região. A organização mantém cerca de 25 funcionários na região, a maior parte com base em Quettá (capital da Província do Baluquistão).

Segundo Vandemoortele, a polícia paquistanesa está a cargo das investigações do incidente.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Paquistão
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página