Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2006 - 11h02

Parlamento estende estado de emergência no Sri Lanka

Publicidade

da Folha Online

O Parlamento do Sri Lanka estendeu nesta quinta-feira o estado de emergência no país, enquanto a violência separatista ameaça levar o país a uma guerra civil.

Com a renovação do estado de emergência, a polícia e o Exército continuam a contar com poderes especiais. A medida foi tomada após o assassinato do ministro das Relações Exteriores, Lakshman Kadirgamar, em agosto.

Em mais um episódio de violência, rebeldes atiraram uma bomba contra um jipe naval do Sri Lanka nesta quinta-feira, ferindo três membros da Marinha e um policial que estava com eles no veículo, informou o porta-voz da Marinha, D.K.P Dassanayake.

A explosão aconteceu ao leste da cidade de Trincomalee, 230 quilômetros ao nordeste da capital, Colombo.

Ataques

Trincomalee, que também é a base da Marinha do Sri Lanka, vem sendo atingida por diversos episódios de violência atribuídos ao grupo separatista Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE), que domina áreas do norte e do leste da ilha. O grupo nega o envolvimento com os ataques.

Também nesta quinta-feira, rebeldes atiraram uma granada de mão contra uma patrulha da polícia, ferindo um policial e dois civis em Batticaloa (leste), informou o vice-inspetor-geral da polícia, Rohan Abahayawardena.

Batticaloa também vem sendo alvo de violentos ataques, a maior parte deles atribuído ao LTTE.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Sri Lanka
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página