Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2006 - 12h24

Aliança xiita vence eleições parlamentares no Iraque

Publicidade

da Folha Online

A aliança de partidos religiosos xiitas obteve o maior número de cadeiras nas eleições parlamentares iraquianas de 15 de dezembro, mas não conseguiu o número de cadeiras suficiente para a formação de um governo sem coalizões.

Segundo a Comissão Eleitoral Iraquiana, a Aliança Unida Iraquiana conquistou 128 das 275 cadeiras do Parlamento nas eleições-- número abaixo das 146 cadeiras obtidas na votação de janeiro de 2005. A aliança precisava de 138 cadeiras para governar sem fazer coalizões.

A legenda sunita Frente de Acordo Iraquiana conquistou 44 cadeiras. Outra coalizão sunita, liderada por Saleh al Mutlaq, conseguiu 11 cadeiras.

As cadeiras obtidas devem dar mais espaço aos sunitas no novo Parlamento do que no atual --que inclui apenas 17 membros da facção. Muitos sunitas boicotaram as eleições de janeiro de 2005.

Fraudes

No pleito de 15 de dezembro, os candidatos concorreram às cadeiras por distrito. Os EUA esperam que maior espaço para os sunitas no novo Parlamento e no novo governo faça a insurgência perder força, permitindo que as tropas americanas e de coalizão deixem o Iraque.

Os resultados foram anunciados um dia após uma equipe internacional que revisou o processo afirmar que as eleições tiveram "falhas" mas que, de forma geral, foram justas, levando-se em conta a crise de segurança no país.

Políticos sunitas pleitearam a revisão do processo depois de crescentes denúncias de fraude.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página