Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2006 - 00h48

Partido anuncia candidatura de Lucio Gutiérrez à Presidência

Publicidade

da Efe, em Quito

O Partido Sociedade Patriótica (PSP) anunciou neste sábado a candidatura à Presidência do Equador do ex-presidente Lucio Gutiérrez, que está preso desde 14 de outubro passado.

O anúncio foi feito durante uma convenção desse grupo, que é liderado por Gutiérrez da prisão, e que reúne mais de 500 militantes de várias províncias do país.

Pedro Almeida, secretário-geral do PSP, disse que Gutiérrez, um ex-coronel do Exército, chegará novamente à Presidência da República a partir da prisão onde está detido.

"O povo equatoriano exige que Lucio Gutiérrez vá da prisão ao poder", disse Almeida.

Gutiérrez governou o país por 27 meses até 20 de abril de 2005, quando em meio a crescentes protestos em Quito, o Congresso equatoriano o destituiu.

Gutiérrez se refugiou no Brasil, Estados Unidos, Peru e Colômbia, voltou ao Equador em 14 de outubro último para entregar-se às autoridades judiciais, que ordenaram sua detenção por uma acusação de atentar contra a segurança do Estado.

O ex-governante defendeu sua inocência e reivindicou à comunidade internacional que investigue seu caso, pois assegura que as acusações contra ele não têm base e que foram violadas suas garantias de cidadão e constitucionais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lucio Gutiérrez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página