Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2006 - 14h22

Homem que tentou matar João Paulo 2º deve ficar preso até 2010

Publicidade

da Folha Online

Mehmet Ali Agca, 48-- o homem que atirou no papa João Paulo 2º em 1981--deve ficar preso até 2010, informou a agência de notícias Anatolia nesta segunda-feira, citando fontes judiciais.

Segundo a Anatolia, promotores estaduais recalcularam o período que Agca deve passar na prisão, levando em conta o tempo que ele já cumpriu e outros fatores.

Agca foi libertado no início deste mês, causando uma onda de protestos na Turquia --onde esteve preso na década de 70 pelo assassinato do editor de um jornal e por roubo.

Na última sexta-feira (20), a Suprema Corte da Turquia ordenou que Agca fosse mandado de volta à cadeia, dizendo que era cedo demais para que fosse solto.

Crimes

Agca ficou preso por 19 anos na Itália por tentar assassinar João Paulo 2º, até receber o perdão do próprio papa, em 2000.

Em seguida, ele foi extraditado para a Turquia para cumprir a pena em uma prisão de Istambul devido ao assassinato do editor Abdi Ipekci e por outros crimes cometidos na década de 70.

De acordo com as leis turcas, o tempo de pena cumprido na Itália seria deduzido dos 25 anos de sua sentença na Turquia. No entanto, a Suprema Corte decidiu, na sexta-feira, que a dedução seria inválida, abrindo caminho para que Agca voltasse à cadeia.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página