Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2006 - 08h10

Qorei diz que Fatah está "preparado" para ficar atrás do Hamas

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O primeiro-ministro palestino, Ahmed Qorei, afirmou hoje que o movimento governista Fatah "está pronto para ficar atrás" do Hamas, se este grupo extremista islâmico vencer as eleições legislativas dessa quarta-feira.

Após depositar seu voto em um colégio do bairro de Abu Dis, nos arredores de Jerusalém Oriental, Qorei disse: "Se o Hamas ganhar, será o vencedor e nós nos colocaremos atrás. Assim é a democracia e nós aceitaremos o resultado das eleições".

"Espero que a minoria saiba aceitar as decisões da maioria", ressaltou o primeiro-ministro palestino".

Segundo um porta-voz da Comissão Central Eleitoral palestina, não se tem conhecimento de qualquer incidente em um jornada na qual o bom tempo, com temperaturas suaves e um sol morno, dá o tom dominante, pelo menos na área da cidade cisjordaniana de Ramallah, capital administrativa da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Um total de 1.341.671 eleitores estão convocados às urnas, sendo 810.636 em Gaza e 531.035 na Cisjordânia, segundo dados oficiais, e com seu voto elegerão os 132 membros do novo Parlamento palestino.

Segundo alguns analistas, se prevê uma participação de pouco mais de 66%, de acordo com os dados contribuídos pelas sondagens prévias, nas quais, por outro lado, se aponta para uma vitória do Fatah mas por uma estreita margem sobre o Hamas, que concorre às urnas pela primeira vez.

Nos primeiros pleitos legislativos palestinos, realizados em 1996, a participação foi de 71,66%, e o grande vencedor foi o Fatah, que obteve 62,5% dos sufrágios e 55 cadeiras de uma assembléia composta então por apenas 88 deputados.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições palestinas
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página