Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2006 - 15h39

Coalizão propõe 4 candidaturas ao governo do Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá

A governante Aliança Unida Iraquiana (AUI), de caráter xiita, propôs hoje a quatro dirigentes à Presidência do próximo Governo do Iraque, informaram fontes da coalizão política.

"Os presidentes dos partidos da AUI acertaram quatro candidaturas", confirmou à EFE Mohammed Rida Yauad Taqi, um dos responsáveis da Assembléia Suprema da Revolução Islâmica do Iraque (ASRII), principal partido político entre os 16 que compõem o bloco.

"A ASRII propõe Adel Mahdi, o Partido Al Daua o primeiro-ministro interino, Ibrahim al-Jaafari, e o Partido Islâmico Al Fadila apresenta Nadim Al Yabery e Hussein Al Chahrastani", revelou Taqi.

Ao ser questionado sobre a fórmula a ser utilizada pela AUI para escolher um dos quatro candidatos, caso as três legendas da aliança mantenham as quatro aspirações até o final, o responsável da ASRII disse que o assunto será definido em uma eleição interna futura.

Por sua parte, o ministro iraquiano de Estado para Assuntos de Segurança, Abdel Karim al-Anzi, previu que a "formação do próximo Executivo não levará muito tempo, talvez uma semana, já que a AUI já deu início às reuniões para decidir quem será seu candidato".

No pleito, a coalizão venceu 128 das 375 cadeiras que compõem a Câmara. Por não ter obtido maioria, se vê obrigada a fazer alianças com a lista curda --que obteve 53 assentos-- e com outros grupos próximos para formar o novo Governo no Iraque.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página