Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 14h58

Irã acusa EUA, Reino Unido e Israel de culpa em acidentes aéreos

Publicidade

da Folha Online

O Irã afirmou nesta quinta-feira ter informações de que os Estados Unidos, o Reino Unido e Israel teriam envolvimento com dois acidentes de avião ocorridos no país nos últimos dois meses.

Foi a mais recente acusação do regime iraniano contra países ocidentais. Ontem, o Irã acusou os EUA e o Reino Unido de serem responsáveis por dois ataques a bomba que mataram nove pessoas na cidade de Ahvaz.

"Temos informações de que os serviços de inteligência dos EUA, do Reino Unido e de Israel pretendem criar um clima de insegurança no Irã", afirmou o ministro iraniano do Interior, Mostafa Pourmohammadi. "Em minha avaliação, a queda dos nossos aviões C-130 e Falcon foram planejados por estes países, talvez até mesmo por interferência eletrônica."

Pourmohammadi não forneceu detalhes a respeito das acusações.

No início de janeiro, um avião militar iraniano com 11 pessoas a bordo caiu ao tentar fazer um pouso de emergência, matando todos a bordo.

Em 6 de dezembro de 2005, um outro avião militar se chocou contra um prédio próximo do aeroporto de Mehrabad, em Teerã, matando 115 pessoas.

O avião-- um C-130 de fabricação americana-- havia apresentado problemas mecânicos e retornava para o aeroporto quando subitamente perdeu altitude e se chocou contra o prédio de apartamentos. A maior parte dos passageiros eram jornalistas iranianos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de avião
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página