Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2006 - 21h53

EUA declaram "vitória" em vila iraquiana dominada por rebeldes

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos declararam nesta sexta-feira uma "vitória frágil" na cidade de Tal Afar, quatro meses após o início de uma operação militar liderada pelas forças americanas para pôr fim ao controle da Al Qaeda e de outros grupos rebeldes nesse povoado do norte do Iraque.

O coronel H.R. McMaster disse que os problemas étnicos entre xiitas de origem turca e comunidades sunitas estão chegando ao fim e que a população colabora agora com as autoridades para evitar que os rebeldes voltem a controlar o local.

Segundo o coronel, a tomada de Tal Afar representa uma derrota importante para os rebeldes, que perderam o controle de um reduto importante na fronteira com a Síria. "De qualquer forma, é uma vitória frágil", disse Mcmaster em videoconferência no Iraque. "Esse é um inimigo determinado e brutal, que quer retomar o controle da cidade e continuar martirizando essa gente".

Os ataques na cidade caíram recentemente de 170 por mês para 35 a 40, segundo o chefe militar. Mcmaster disse que a Al Qaeda promovia os conflitos étnicos na cidade, mas considera que existem agora sinais animadores de reconciliação entre as facções.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a cidade de Tal Afar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página