Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2006 - 17h33

UE discute na segunda-feira sua posição em relação ao Hamas e ao Irã

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas

Os ministros europeus das Relações Exteriores se reunirão nesta segunda-feira para debater a postura a ser adotada em relação ao Hamas, após a vitória nas eleições palestinas deste movimento que compõe a lista de grupos terroristas da União Européia (UE).

Durante reunião em Bruxelas, os chefes da diplomacia da EU-3 (Alemanha, Grã-Bretanha e França) receberão também uma delegação iraniana que deverá ser liderada por um dos principais negociadores da questão nuclear, Javad Vaidi.

Estas discussões serão realizadas três dias antes da reunião (quinta-feira) do Conselho de Governadores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

A União Européia e os Estados Unidos, que acreditam que Teerã procura desenvolver uma arma nuclear, pretendem solicitar à AIEA o envio da questão nuclear iraniana ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Desde a confirmação da vitória do Hamas na quinta-feira passada, os 25 países da UE, maior provedor de auxílio financeiro à Autoridade Palestina, fizeram um apelo para que o movimento radical palestino renuncie à violência e reconheça o Estado de Israel, reforçando assim a sua posição tradicional diante de um movimento que organizou diversos ataques suicidas contra Israel.

Em uma entrevista concedida ao jornal Le Monde, Javier Solana, alto representante da UE para a política externa, considerou neste sábado que "seria difícil manter contatos políticos" com o Hamas.

"A esperança de todos é que a obrigação de agir e integrar um processo político tenha efeitos positivos sobre o Hamas", acrescentou Solana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Conselho de Governadores da AIEA
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear do Irã
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página