Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2006 - 04h46

Governo do Haiti assegura que tudo está preparado para eleições

Publicidade

da Efe

O governo do Haiti assegurou nesta quarta-feira que está tudo pronto para a realização das eleições convocadas para 7 de fevereiro.

A data será "respeitada", declarou o primeiro-ministro, Gérard Latortue, durante uma entrevista coletiva junto com o presidente do Conselho Eleitoral Provisório (CEP), Max Mathurin, o representante da ONU no Haiti, o chileno Gabriel Valdes, e o chefe de polícia, Mario Andrésol.

Latortue classificou as próximas eleições, que foram convocadas e adiadas quatro vezes no ano passado, de "históricas" para o Haiti.

Latortue convidou os haitianos a votar e disse que o pleito representa "uma passagem obrigatória" e um "passo determinante" para a democracia e para lutar contra a pobreza no país caribenho.

Pelo menos 90% dos 3,5 milhões de pessoas habilitadas para votar já se inscreveram nos registros eleitorais e receberam seus cartões de identificação, e o restante poderá fazer até um dia antes das eleições.

O primeiro-ministro anunciou além disso medidas como o fechamento das escolas e dos escritórios da administração publica nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

Também anunciou que a partir do próximo domingo ficam proibidas todas as manifestações ou atos públicos de caráter políticos.

Latortue felicitou a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o CEP por seu trabalho no processo eleitoral.

O CEP será o "único órgão habilitado para publicar os resultados das eleições", precisou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página