Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2006 - 21h24

ONU pede a haitianos que respeitem resultado das eleições

Publicidade

da Efe, em Nova York

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu nesta quinta-feira aos haitianos que respeitem o resultado das eleições e promovam a reconciliação nacional e o diálogo político assim que o governo eleito nas urnas na terça-feira (7) assuma seu mandato.

Os 15 membros do conselho estiveram reunidos hoje para debater sobre a situação no Haiti, após as eleições, cujos resultados ainda são desconhecidos, mas apontam para uma vitória por maioria absoluta de René Préval à Presidência.

Após a reunião, o CS emitiu uma declaração felicitando todos aqueles que contribuíram para que o processo eleitoral no Haiti finalmente acontecesse, após seguidos adiamentos. O texto elogia a atitude dos haitianos que compareceram às urnas e agradece o trabalho da Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti), que garantiu a segurança no país durante a votação.

Os membros do CS destacaram que "o processo eleitoral" deve dar início a um governo representativo", e que o pleito nacional é de suma importância para as eleições locais e municipais que serão realizadas em março.

O conselho pediu aos haitianos que formado o novo governo "continuem promovendo a reconciliação nacional e o diálogo político para reforçar a democracia e assegurar a estabilidade política, social e econômica" no país.

Os membros do órgão executivo da ONU insistiram que, apesar de as eleições serem importantes para criar instituições democráticas, "não constituem o único meio para abordar os problemas em longo prazo do Haiti e os desafios que ainda devem enfrentar".

Neste sentido, destacaram a necessidade de avançar rumo ao Estado de Direito, à segurança e ao desenvolvimento, e por isso pediram à comunidade internacional que siga comprometida com a democracia e o desenvolvimento no país, o mais pobre da América.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página