Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2006 - 15h03

Ataque com carro-bomba em mesquita no Iraque mata oito

Publicidade

da Folha Online

Um carro-bomba explodiu do lado de fora de uma mesquita em Bagdá nesta sexta-feira, matando oito pessoas. O ataque aconteceu no mesmo dia em que a divulgação dos resultados finais das eleições confirmam a vitória dos xiitas.

Fontes do Ministério do Interior e da polícia informaram inicialmente que a mesquita, localizada no distrito de Doura, era xiita. Posteriormente, no entanto, foi divulgado que a mesquita atingida era sunita.

Segundo a polícia, oito pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas. Fontes médicas informaram, no entanto, que os mortos chegam a nove.

Policiais cercaram a área da mesquita, onde muitos fiéis rezavam no momento da explosão. Ao menos seis veículos militares estavam no local.

"Terroristas estão tentando agravar o conflito entre sunitas e xiitas", afirmou Ahmed Hassan, 36, que rezava no local. "Algumas pessoas estavam indo embora e outras rezavam quando pedaços de vidro e fumaça se espalharam pela mesquita. "Do lado de fora, ficamos chocados ao ver tantos feridos e carros em chamas."

Eleições

Líderes sunitas acusam a aliança xiita de fraudar as urnas para obter a vitória no pleito, realizado em 15 de dezembro. Resultados finais divulgados hoje apontam que a Aliança Iraquiana Unida--liderada por xiitas-- conquistou 128 das 275 cadeiras do Parlamento iraquiano.

Segundo os resultados oficiais, os curdos obtiveram 53 cadeiras e os sunitas ficaram com outras 58, após boicotarem o pleito.

Autoridades iraquianas e americanas afirmaram em janeiro que esperavam um aumento na violência insurgente com a proximidade da divulgação dos resultados eleitorais. Os EUA esperam que a inclusão dos sunitas em um governo de coalizão diminua a força da insurgência.

Nesta quinta-feira, dois marines morreram após a explosão de uma bomba em Fallujah, a oeste de Bagdá, informou o Exército americano em um comunicado.

A morte eleva para 2.267 o número de soldados dos EUA mortos no Iraque desde a invasão do país, em março de 2003.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre carros-bomba no Iraque
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página