Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2006 - 02h09

Préval lidera após 50% dos votos apurados no Haiti

Publicidade

da Efe, em Porto Príncipe

O candidato René Préval, ex-aliado do presidente deposto Jean-Bertrand Aristide, lidera com maioria absoluta as eleições presidenciais do Haiti, realizadas na última terça-feira, após 50,41% dos votos apurados.

Segundo resultados da CEP (Conselho Eleitoral Provisório) divulgados nesta sexta-feira, o candidato do partido "A Esperança" aparece com 50,26% da preferência do eleitorado.

Leslie Manigat, do RDNP (Partido Democrata Nacional Progressista) está em segundo, com 11,41%, enquanto o independente fica em terceiro, com Charles Baker, com 8,30%. Préval vence em nove dos dez departamentos do país.

Para obter a maioria absoluta nas eleições e evitar um segundo turno, o candidato vencedor deve obter pelo menos 50% dos votos mais um.

Ao apresentar os resultados, o secretário-geral do CEP, Rosemond Pradel, se desculpou por ter oferecido dados equivocados na quinta-feira (9), ao não levar em conta os votos em branco na hora de distribuir as porcentagens.

Segundo os dados divulgados ontem pela CEP, Préval superava muito mais a maioria absoluta, chegando a 65%.

Por sua vez, o presidente do CEP, Max Mathiurin, declarou que "não poderia estabelecer uma data definitiva para a divulgação dos resultados finais".

"Estamos trabalhando muito duro, mas não posso estipular uma data concreta", acrescentou.

No total, 33 candidatos concorrem à chefia do Estado, enquanto 1.300 disputam cargos legislativos (30 cadeiras no Senado e 99 na Câmara dos Deputados).

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página