Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2006 - 23h44

Governo italiano dissolve parlamento e convoca eleições para abril

Publicidade

da Associated Press, em Roma

A Itália dissolveu seu parlamento neste sábado e convocou eleições para o início de abril, com promessas de campanha amarga que deve colocar o primeiro-ministro Silvio Berlusconi contra uma forte oposição de centro-esquerda.

O governo determinou as datas durante a reunião de seu gabinete, minutos depois que o presidente italiano assinou um decreto que dissolveu o parlamento, no encerramento de uma legislatura de cinco anos.

Os dias 9 e 10 de abril foram acordados previamente entre Berlusconi e o presidente Carlo Azeglio Ciampi semanas antes. Líderes de oposição também concordaram com as datas.

O parlamento encerrou duas semanas mais tarde do que o originalmente planejado, depois que Berlusconi negociou um atraso para permitir que seu governo enfrentasse uma nova crise política. Também permitiu ao premier manter aparições constantes na TV e no rádio, que serão limitadas durante o tempo de campanha eleitoral.

Apesar dessas aparições, pesquisas de opinião consistentemente indicaram que o bloco de centro-esquerda liderado por Romano Prodi, um ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Européia, está na frente das intenções de voto por cerca de cinco pontos percentuais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o premier italiano Silvio Berlusconi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página