Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2006 - 10h07

TV mostra supostos soldados britânicos agredindo jovens iraquianos

Publicidade

da Folha Online

Canais de TV britânica mostraram neste domingo cenas em que supostos soldados britânicos agridem e humilham civis iraquianos. Fotografias dos abusos haviam sido divulgadas na edição deste domingo do jornal "News of the World".

Pelas imagens do vídeo aparentemente filmado por "diversão", soldados arrastam jovens iraquianos por ruas de uma cidade do sul do Iraque, com chutes e golpes de bastões. Uma voz, que aparentemente pertence ao operador de câmera, ri e encoraja os soldados.

AP
Reportagem traz no título da manchete a palavra "Brutal"
Segundo o jornal, os soldados ignoram os pedidos de clemência dos jovens e desferem golpes no estômago e nos órgãos genitais deles.

A fita de vídeo --com imagens de 2004-- mostra um minuto de filmagem em que são aplicados 42 golpes contra as vítimas.

O jornal disse ter feito inúmeras verificações para confirmar a autenticidade do vídeo, mas se recusou a informar a fonte.

O Ministério da Defesa do Reino Unido informou que o Exército estava investigando as acusações e que o ministro britânico das Finanças, Gordon Brown, disse que o vídeo era genuíno "com este tipo de comportamento inaceitável". "Aqueles que são responsáveis serão trazidos ao tribunal."

O comandante Martin Rutledge, porta-voz do Exército, disse que as imagens eram "extremamente perturbadoras" e que iria iniciar uma investigação em caráter urgente.

Representantes das tropas britânicos em Basra (sul do Iraque), onde a maior parte dos 8.000 soldados britânicos estão baseados, disseram que as imagens estão relacionadas "a apenas um pequeno número das 80 mil pessoas que servem no Iraque.

Fotos de militares dos EUA humilhando sexualmente e torturando prisioneiros iraquianos em Abu Ghraib, perto de Bagdá (capital), em 2003, já correram o mundo e causaram repulsa na comunidade internacional.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre abusos no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página