Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2006 - 18h41

Candidata de direita lidera intenções de voto para presidente no Peru

Publicidade

da Reuters, em Lima

A candidata à presidência do Peru Lourdes Flores obteve uma liderança de 10 pontos percentuais sobre o rival Ollanta Humala, um ex-funcionário militar apoiado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez.

A pesquisa mostra que Flores, uma conservadora, venceria com 35% dos votos, um resultado ainda distante dos 50% necessários para ganhar a eleição no primeiro, marcada para o dia 9 de abril.

Humala, um candidato com discurso nacionalista que despontou nas pesquisas há um mês, caiu para uma taxa de 25% das intenções de voto em meio a denúncias de violação dos direitos humanos na década passada. O ex-presidente Alan Garcia, um candidato de centro-direito, teve 17% das intenções de voto, sendo o terceiro melhor colocado na pesquisa.

A sondagem dos eleitores também revelou que, em um segundo turno (previsto para maio), Flores bateria Humala por 61% dos votos contra 39%, o que a tornaria a primeira presidente na história do país. Contra Garcia, ela venceria com 67% dos votos contra 33% do ex-presidente.

Flores, uma advogada de 46 anos apoiada por Wall Street, conseguiu alavancar apoio entre as classe média e alta do país. Humala tem melhor desempenho nas camadas mais pobres da população. No entanto, a taxa de intenção de votos no candidato caiu de um pico de 32% em meados de janeiro, devido ao medo no mercado financeiro de que ele poderia se "inspirar" no estilo do líder venezuelano Chávez, um político de esquerda, caso vencesse as eleições.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página