Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2006 - 21h32

Milhares de haitianos pedem que Preval seja declarado vencedor

Publicidade

da France Presse, em Porto Príncipe

Mais de 10 mil haitianos saíram às ruas neste domingo de Porto Príncipe para reclamar que o ex-presidente Reni Preval seja declarado vencedor nas eleições presidenciais do dia 7. Preval, segundo os últimos resultados parciais, contava com menos de 50% dos votos válidos, abaixo do necessário para ganhar no primeiro turno.

As parciais divulgadas pelo Conselho Eleitoral mostravam que, com 75% das urnas apuradas, Preval foi alvo de 49,1% dos votos.

Pelo segundo dia consecutivo, os partidários do favorito, vindos de vários subúrbios da capital, reuniram-se no centro e em um clima de carnaval, gritavam "Preval presidente", enquanto dançavam ao ritmo de tambores e trombetas improvisadas. Nos tetos das casas vizinhas e nos balcões, a população saudava e animava os manifestantes.

Estações de rádio locais afirmaram que manifestações similares foram registradas em toda o país.

As autoridades haitianas pediram à população que espere e respeito os resultados finais das eleições presidenciais e legislativas, que seriam divulgadas ainda na noite deste domingo.

Caso seja necessária um segundo turno, prevista para o dia 19 de março, Preval de 63 anos, deve ter como provável rival Leslie Manigat, 75, que obteve 11,7% dos votos até o momento. No terceiro lugar está Charles Henri Baker, com 8%.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página