Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2006 - 13h41

TV australiana exibe novas imagens de abusos em Abu Ghraib

Publicidade

da Folha Online

A rede de TV pública australiana SBS exibiu nesta quarta-feira novas fotografias e imagens de presos sendo supostamente torturados por soldados americanos dentro da prisão iraquiana de Abu Ghraib.

As novas imagens --que teriam sido exibidas em sessões reservadas a membros do Congresso americano-- mostram "homicídio, tortura e humilhação sexual", segundo a SBS. Algumas fotos exibiriam corpos de presos mortos dentro de Abu Ghraib.

Reprodução de TV/Reuters
Rede de TV da Austrália mostra novas imagens de abusos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque
A SBS não divulgou detalhes sobre a origem das fotografias, cuja autenticidade não pode ser comprovada.

As imagens são similares a fotografias de abusos divulgadas anteriormente, que causaram indignação no Oriente Médio e propiciaram o início de uma investigação do Congresso americano.

A rede de TV não identificou as pessoas mostradas nas imagens. No entanto, muitas fotos parecem ser do ex-sargento Charles Graner Jr, que cumpre pena de dez anos de prisão em Fort Leavenworth, Kansas, depois de ser condenado por abusos contra prisioneiros.

Imagens

Homens vestidos com uniformes de combate, segurando cães em coleiras aparecem em ao menos uma das imagens, que também mostram corpos, feridos e prisioneiros realizando atos sexuais. Segundo a SBS, as fotografias de corpos eram de prisioneiros que haviam morrido na prisão.

Um clipe de imagens veiculado na rede de TV mostra um grupo de homens nus se masturbando com as cabeças cobertas por sacos. Segundo a SBS, a masturbação havia sido forçada. Em outro vídeo, um homem que sofreria de problemas mentais aparece batendo sua cabeça contra uma parede.

Uma fotografia mostra um homem com um profundo corte em sua garganta.

A SBS informou, por meio de um comunicado que "confia na autenticidade das imagens e vídeos". "Elas são totalmente consistentes com as descrições das fotografias e vídeos em relatórios do Exército a respeito dos abusos."

Em maio de 2004, em um comitê de inquérito das forças armadas no Senado, o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, afirmou que nem todas as imagens de abusos em Abu Ghraib haviam sido divulgadas publicamente.

Especial
  • Veja vídeo da BBC com as novas imagens de Abu Ghraib

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Veja galeria com as novas imagens de Abu Ghraib
  • Leia o que já foi publicado sobre os abusos em Abu Ghraib
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página