Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2000 - 01h59

OEA aprova projeto de Fujimori de antecipar as eleições

Publicidade

da France Presse,
em Lima

A Organização dos Estados Americanos (OEA) informou na quinta-feira (27),em Lima, que a mesa de diálogo entre o Governo e a oposição aprovou o projeto do presidente Alberto Fujimori de antecipar as eleições gerais no país, mas modificou o plano, para que já no próximo dia 15 de outubro, seja fixada a data da nova disputa eleitoral.

Segundo o acordado pelas partes, as reformas constitucionais deverão ser
concluídas pelo Congresso antes de 31 de outubro, o que significa que as duas legislaturas necessárias, de acordo com a lei peruana, deverão terminar, a primeira em 15 de outubro e a segunda, em 15 de dezembro, disse o representante permanente da OEA no Peru, o ex-chanceler dominicano Eduardo Latorre.

O projeto enviado pelo Executivo ao Congresso propõe que a segunda
legislatura, a que confirmaria a reforma constitucional, se realize em janeiro de 2001 para superar uma crise política que obrigou Fujimori a antecipar as eleições.

Fujimori disse há dez dias que deixaria o poder dentro de dez meses,
reduzindo para um ano, até julho de 2001, seu mandato de cinco e que não se candidataria à reeleição, depois do escândalo de corrupção que obrigou o assessor e homem de confiança dele, Vladimiro Montesinos a fugir para o Panamá, onde pediu asilo.

Leia o especial sobre o governo Fujimori na Folha Online

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página