Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2006 - 21h13

UE congratula Haiti por eleição e diz que trabalhará com Préval

Publicidade

da France Presse, em Porto Príncipe
da Folha Online

A UE (União Européia) anunciou nesta terça-feira que continuará trabalhando com a população haitiana e seu futuro novo governo e pediu a todas as forças políticas do país que "dialoguem com um espírito de reconciliação nacional", de acordo com nota divulgada em Porto Príncipe.

O bloco europeu "felicitou o presidente da República, René Préval, por seu novo mandato", declarou-se "satisfeito" com o desenvolvimento das eleições presidencial e legislativas de 7 de fevereiro e destacou que elas constituem "um avanço importante no processo democrático" do país.

Retorno

O presidente deposto do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, disse nesta terça-feira que está disposto a voltar a seu país depois de dois anos de exílio na África do Sul. Esta é a primeira vez que o ex-presidente faz declarações publicamente desde as eleições.

Em entrevista coletiva a uma rede de TV sul-africana, Aristide não chegou a anunciar uma data para seu retorno ao Haiti, mas disse que tratará desse assunto com o presidente eleito, René Préval, com o governo da África do Sul, com a ONU (Organização das Nações Unidas), além de outros países.

Depois de quatro adiamentos, as eleições foram realizadas neste mês pela primeira vez após a queda de Aristide motivada por uma revolta popular, em fevereiro de 2004.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean-Bertrand Aristide
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página