Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 11h14

Delegação do Hamas visitará a Rússia no próximo dia 3

Publicidade

da Efe, em Gaza
Folha Online

Uma delegação do grupo terrorista Hamas [maioria no Parlamento palestino] visitará a Rússia em 3 de março, em resposta ao convite do presidente russo, Vladimir Putin, após a vitória grupo nas recentes eleições palestinas, informou nesta quinta-feira o porta-voz do grupo no Conselho Legislativo Palestino, Salah Bardawil.

Em declarações a meios de comunicação, Bardawil disse que "a visita do Hamas tem por objetivo acabar com o bloqueio político e econômico imposto ao povo palestino, assim como debater sobre a situação política palestina" sob estas circunstâncias.

Bardawil disse que o grupo será liderado pelo dirigente do escritório político do Hamas no exílio, Khaled Mashaal, e seu "braço direito" Moussa Abu Marzuk.

Após a vitória do Hamas nas eleições legislativas de 25 de janeiro, o presidente Putin --durante uma visita a Madri, em 9 de fevereiro-- convidou islâmicos palestinos a visitarem Moscou.

O convite do dirigente russo levantou receios em Israel e Estados Unidos, que da mesma forma que a União Européia (UE) consideram o Hamas uma organização terrorista.

Segundo funcionários russos, o objeto do convite a dirigentes do Hamas é o de explicar qual é a posição dos membros do Quarteto de Madri para o Oriente Médio, constituído também pela Rússia, EUA, UE e ONU.

Putin disse recentemente que através do diálogo pretende pressionar o Hamas para que reconheça Israel e renuncie à luta armada.

Bardawil, por outra parte, elogiou a posição adotada pelo Governo da Arábia Saudita de rejeitar a exigência dos EUA de suspender os apoios financeiros aos palestinos.

"O Hamas já sabia que a Arábia Saudita não esqueceria o povo palestino", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre Vladimir Putin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página