Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 22h26

Forças dos EUA autorizam Saddam a se reunir com advogados

Publicidade

da Efe, em Amã

As forças americanas encarregadas da custódia do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein autorizaram que ele se reunisse com seus advogados antes da próxima sessão do julgamento, prevista para terça-feira, segundo um membro da equipe de defesa.

No entanto, Saleh Armuti, presidente do sindicato dos advogados da Jordânia, disse à Efe que o grupo de letrados que defende Saddam "ainda não decidiu se comparecerá" à audiência.

"As autoridades norte-americanas, responsáveis pela custódia do presidente (Saddam Hussein) responderam a nossos pedidos de nos reunir com ele antes da próxima sessão para mantê-lo informado dos últimos eventos", disse Armuti.

Está previsto que o diretor da equipe de defesa do ex-ditador iraquiano, o iraquiano Yalil Duleimi, viaje para Bagdá a fim de organizar a reunião, acrescentou Armuti.

Armuti disse também que a defesa poderia continuar se negando a participar das sessões até que a Corte Suprema "se manifeste sobre nossas objeções", em que está incluída a rejeição ao atual juiz que preside o tribunal, o curdo Rauf Abdul Rahman.

A equipe de defesa se retirou no final de janeiro do processo judicial após manter uma discussão verbal com Abdul Rahman.

Saddam e vários de seus colaboradores mais próximos são acusados do assassinato de 148 pessoas na localidade xiita de Duyail em 1982, após um atentado fracassado contra o líder iraquiano nesse mesmo lugar.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página