Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2006 - 10h35

Abbas diz que rede Al Qaeda pode estar em territórios palestinos

Publicidade

da Efe, no Cairo

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse que tem indícios da presença da rede terrorista Al Qaeda em territórios palestinos, em entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal "Al Hayat".

"A ANP tem indícios de que a Al Qaeda se estabeleceu em Gaza e na Cisjordânia", afirmou Abbas na entrevista, realizada durante sua recente visita a Sanaa, capital do Iêmen.

29.nov.2005/Efe
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina
"Se [os membros da Al Qaeda] conseguem entrar nos territórios palestinos sem controle, o resultado será a sabotagem de toda a região do Oriente Médio", disse.

Foi a primeira vez que um dirigente palestino admitiu abertamente a presença da Al Qaeda nos territórios, "um assunto muito grave", nas palavras de Abbas.

O líder palestino reiterou seu compromisso com o "Mapa de Caminho" --plano de paz que prevê a coexistência de dois Estados, um palestino e outro israelense-- e afirmou que o Hamas, partido vencedor das últimas eleições palestinas, terá que aceitá-lo se quiser conseguir legitimidade internacional.

Hamas

O porta-voz do Hamas na Cisjordânia, Salah Bardauil, anunciou, no entanto, que não tem nenhuma informação sobre a presença de células da Al Qaeda na Cisjordânia e em Gaza.

"Se for verdade [a presença da Al Qaeda], é culpa de Israel por seus crimes contra os palestinos e agressões contra qualquer oportunidade de paz", disse.

O primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, afirmou hoje em reação às declarações de Abbas que Israel iria intensificar sua campanha contra a rede Al Qaeda.

Autoridades israelenses expressaram sua preocupação com a entrada de agentes da rede terrorista na faixa de Gaza, quando sua fronteira com o Egito se abriu de maneira descontrolada, após a retirada israelense em setembro passado.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página