Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2006 - 21h37

Segundo turno das eleições no Haiti será adiado

Publicidade

da France Presse, em Porto Príncipe
da Efe, em Porto Príncipe

O segundo turno das eleições parlamentares no Haiti, previsto para 19 de março, será adiado, informou o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) nesta quinta-feira, sem anunciar a nova data.

"Tendo em conta o período de apresentação das queixas [dez dias] para os candidatos e o tempo necessário, cerca de três semanas, para imprimir as novas cédulas, será impossível realizar as eleições em 19 de março", declarou o funcionário François Benoit.

"Com tudo o que falta fazer para haver o segundo turno --as preparações técnicas, a impressão das cédulas e a distribuição do material de votação--, ocorrerá certamente um atraso", confirmou o diretor de comunicações da Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), David Wimhurst.

O primeiro turno das eleições no Haiti foi realizado em 7 de fevereiro, após vários adiamentos.

Dos 1.300 candidatos às 99 cadeiras da Câmara e 30 do Senado, apenas um conseguiu ser eleito no primeiro turno.

René Préval foi eleito presidente no primeiro turno, mas somente depois que as autoridades eleitorais modificaram o sistema de contagem de votos.

Crime

Dois agentes de segurança haitianos da Embaixada dos Estados Unidos em Porto Príncipe foram mortos a tiros, e seus corpos foram encontrados nesta quinta-feira em um bairro do leste de Porto Príncipe, informaram fontes oficiais.

Os corpos das vítimas, identificadas como Ernst Polo e Garry Joseph, foram encontrados por pedestres no bairro Bourdon.

Um porta-voz do Serviço de Informação da Embaixada americana no Haiti, que pediu para não ser identificado, confirmou a notícia do assassinato, divulgada pelos meios de imprensa locais, mas não deu detalhes sobre o ocorrido.

Nenhum porta-voz do governo haitiano fez comentários sobre o crime.

Segundo parentes das vítimas disseram aos jornalistas, os dois agentes haitianos tinham saído ontem à noite para assumir seu turno na sede diplomática, e desde então não havia notícias sobre eles.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página