Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2006 - 09h19

Haniyeh pode ser alvo de ataque se Hamas ameaçar Israel, diz Mofaz

Publicidade

da Folha Online

O ministro israelense da Defesa, Shaul Mofaz, afirmou nesta terça-feira que a política de Israel de assassinar líderes extremistas continuará e que até mesmo Ismail Haniyeh, indicado ao cargo de premiê palestino, pode ser alvo caso o Hamas realize novos atentados contra Israel.

"Se o Hamas escolher o caminho do terror e ameaçar Israel, não há questão de liderança política", afirmou Mofaz. "Isto significaria a instituição de uma liderança terrorista e nenhum de seus membros estariam imunes', acrescentou.

De acordo com Mofaz, Israel continuará a realizar assassinatos de líderes dos grupos extremistas. "A política está correta e continuará", afirmou.

Os fundadores do Hamas, Shiekh Ahmed Iassin e Abdel Azziz Rantisi, foram mortos em operações do tipo em 2004.

Operação

As forças de segurança israelenses esperam que a Jihad Islâmica responda duramente a um ataque aéreo realizado nesta segunda-feira em Gaza, no qual cinco pessoas morreram --entre elas, dois líderes extremistas, uma criança de oito anos e outros dois civis.

A operação militar aconteceu na Cidade de Gaza, quando aviões israelenses lançaram dois mísseis contra um van nas qual estavam Munir Sukar, 27, e Ashraf Shaluf.

Segundo fontes da segurança, Sukar, que seria membro da Jihad Islâmica, é responsável por vários ataques contra foguetes Qassam contra Israel, assim como uma tentativa de ataque suicida contra Jerusalém no mês passado.

O ataque aéreo também matou Raad al Batash, 8, Mahmoud al Batash, 15, e Ahmed Al Susi, 24, que estavam próximos do local onde os mísseis foram lançados.

O Hamas chamou o ataque de "massacre". O premiê palestino, Mahmoud Abbas, disse que o episódio representa uma "escalada perigosa" contra o povo palestino.

Com "Haaretz"

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre Shaul Mofaz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página