Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2006 - 16h27

Maioria dos peruanos de Lima votaria em presidente mulher

Publicidade

da Ansa, em Lima

Entre os peruanos residentes em Lima, 81,1% votariam em uma mulher para presidente nas eleições gerais de 9 de abril, segundo uma pesquisa do Grupo de Opinião Pública da Universidade de Lima (privada), publicada nesta terça-feira.

Nessas eleições presidenciais pela primeira vez na história do país há uma mulher candidata, a ex-congressista Lourdes Flores, da aliança direitista Unidade Nacional.

Flores lidera as pesquisas pré-eleitorais, seguida pelo candidato nacionalista de União pelo Peru, Ollanta Humala, e o dirigente do partido social-democrata Para, o ex-presidente Alan García.

A porcentagem dos que apóiam a eleição de uma mulher para a presidência é menor do que a registrada em 2005, quando foi de 87,6%.

Segundo a pesquisa, 15,2% dos 605 entrevistados se pronunciaram contra a eleição de uma mulher presidente e 3,7% não opinaram.

Além disso, 70,7% dos entrevistados também se disseram favoráveis à participação das mulheres na hierarquia da Igreja Católica, enquanto que 20,8% se disseram contrários e 2,5% não opinaram.

À diferença dos 60,3% de 2004 e dos 67,1% de 2005, 70,15% dos entrevistados consideraram que o movimento feminista influenciou na mudança das mulheres no Peru.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página