Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2006 - 20h12

Um quinto dos árabes de Israel deve votar em partidos judeus

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

Segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela emissora árabe Al Shams, 20,6% do eleitorado árabe votará em partidos predominantemente judeus nas eleições gerais israelenses do dia 28 de março.

Entre os partidos que têm a preferência da comunidade árabe estão o Kadima, em primeiro lugar, que obtém 9,9% dos votos, seguido pelo Partido Trabalhista, com 7,5% dos votos, segundo a pesquisa.

O levantamento, que entrevistou 512 árabe-israelenses com direito a voto, mostra também que a plataforma pacifista Meretz e o partido direitista Likud obteriam 1,6% dos votos cada um.

Os partidos árabes continuam liderando a intenção do voto nesta comunidade e, assim, 23,7% votarão no partido Hadash, acrônimo do Partido pela Igualdade e Justiça Social, que obteria entre três e quatro cadeiras.

A coalizão Raam Tal (Lista Árabe Unida-Renovação Árabe) obtém 19,6% dos votos, diz a pesquisa, enquanto o Balad (Assembléia Nacional Democrática) aparece com 14%.

O estudo mostra que 66% dos árabes-israelenses com direito a voto pensam em comparecer às urnas no dia 28.

Os árabe-israelenses são os palestinos que continuaram morando dentro dos limites reconhecidos de Israel após a independência do Estado hebreu, em 1948.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições israelenses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página