Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2006 - 11h51

Ministério russo critica TPI por negar a Milosevic tratamento em Moscou

Publicidade

da Folha Online

O Ministério das Relações exteriores da Rússia criticou neste sábado o Tribunal Penal Internacional (TPI) por recusar ao ex-presidente da antiga Iugoslávia Slobodan Milosevic permissão para que fosse levado a Moscou para receber tratamento médico.

"Como se sabe, Milosevic, devido à piora na sua condição de saúde, requisitou tratamento médico na Rússia. Infelizmente, apesar de nossas garantias, o tribunal não concordou em conceder a Milosevic a possibilidade de um tratamento no país", informou o ministério em um comunicado.

O ministério ainda acrescentou no comunicado que o governo russo espera ser informado sobre as circunstâncias da morte de Milosevic.

O advogado de Milosevic, Steven Kay --que foi designado pelo TPI para defender o ex-ditador iugoslavo--, disse que havia recentemente tentado obter do tribunal uma libertação para Milosevic ser tratado de seus problemas de coração e pressão arterial em Moscou (Rússia). Ele aguardava uma decisão do tribunal em breve.

"Ele estava mal de saúde, tinha um problema do coração que era de conhecimento comum", lembrou o advogado. "Nos últimos seis meses ele também vinha sofrendo de dores de cabeça relacionadas a um problema em seus ouvidos."

O TPI rejeitou o pedido, apesar das garantias do governo russo de que Milosevic seria enviado de volta a Haia (Holanda). O tribunal temia que ele não voltasse.

Milosevic, 64, foi encontrado morto em sua cela neste sábado, no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. "Milosevic foi encontrado sem vida em sua cama, em sua cela na unidade de detenção", informou o tribunal. "Um guarda alertou imediatamente o oficial da unidade e o médico, que confirmou que Milosevic estava morto."

O tribunal informou que a polícia holandesa foi chamada e deve começar uma investigação.

Com agências internacionais

Especial
  • Tribunal Penal Internacional anuncia morte de Slobodan Milosevic
  • Morte de Milosevic foi natural, diz ministro holandês

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página