Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2006 - 19h34

Veja os principais ditadores perseguidos ou condenados pela justiça

Publicidade

da France Presse, em Paris

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, que foi encontrado morto neste sábado em sua prisão, era julgado pelo Tribunal Penal Internacional de genocídio e por genocídio e crimes de guerra e contra a humanidade.

Milosevic foi o primeiro chefe de Estado julgado pela justiça internacional. Outros ex-ditadores também foram condenados ou estão sendo perseguidos pelos crimes cometidos durante seus anos no poder. Esta é a lista dos principais:

- Saddam Hussein: o ex-ditador iraquiano comparece desde outubro de 2005 ante um tribunal de Bagdá por "assassinato, expulsão forçada, encarceramos, tortura e descumprimento de regras internacionais" e principalmente pelo massacre de 143 xiitas. Segundo o Código Penal, pode ser condenado a pena de morte.

- Hissene Habre: o ex-presidente do Chade, exilado em Dacar (Senegal), deposto em dezembro de 1990, tem uma ordem de prisão internacional emitida por Bruxelas (Bélgica) desde esse período. Habre é acusado de violações graves de direitos humanos.

- Charles Taylor: o ex-presidente da Libéria foi acusado de crimes de guerra e contra a humanidade pelo Tribunal Especial das Nações Unidas devido ao seu envolvimento na guerra civil de Serra Leoa (1991-2001). Está exilado na Nigéria desde agosto de 2003.

- Pinochet: o ex-ditador chileno Augusto Pinochet (1973-1990) foi acusado em dezembro de 2000 no Chile pelo seqüestro e assassinato de opositores políticos após ter sido detido durante 503 dias em Londres por uma petição da justiça espanhola, que pediu para julgá-lo. A justiça chilena considerou que o ex-ditador sofria de uma "ligeira demência", em julho de 2002, o que não permitiria assegurar sua defesa. Em janeiro passado, a Corte de Apelações de Santiago tirou a imunidade que Pinochet gozava como ex-presidente.

- Noriega: dirigente do Panamá desde 1984, o general Manuel Noriega foi detido após uma intervenção do exército americano contra seu regime em 1989. Foi condenado em 1992 nos EUA a 40 anos de prisão por tráfico de entorpecentes. Paga sua pena, reduzida para 30 anos, em Miami.

Leia mais
  • Tribunal Penal Internacional anuncia morte de Slobodan Milosevic
  • Veja cronologia da carreira política de Slobodan Milosevic
  • Morte de Milosevic foi natural, diz ministro holandês

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página