Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 11h40

Milosevic deixa carta em que afirma temer ser envenenado, diz conselheiro

Publicidade

da Folha Online

O ex-presidente da antiga Iugoslávia Slobodan Milosevic deixou escrita uma carta de seis páginas na qual disse estar "seriamente preocupado" com a possibilidade de que estivesse sendo envenenado com um "medicamento forte", disse neste domingo o conselheiro jurídico de Milosevic, Zdenko Tomanovic.

Jerry Lampen/Reuters
Legenda aqui
A carta que teria sido escrita por Milosevic um dia antes de morrer
A carta tem data de 10 de março (véspera da morte de Milosevic), e era destinada à Embaixada da Rússia na Holanda --o advogado de Milosevic, Stephen Kay, vinha tentando obter permissão do tribunal para levar seu cliente para um tratamento de saúde em Moscou. Milosevic sofria de problemas cardíacos e de hipertensão arterial.

Na carta, Milosevic disse que foi encontrado em seu exame de sangue feito no dia 12 de janeiro um medicamento usado que seria utilizado no tratamento de lepra, segundo Tomanovic. "Eles gostariam de me envenenar", diz a carta, segundo o conselheiro.

Tomanovic leu um trecho da carta, traduzido para o inglês, que dizia: "As pessoas que estão me dando o remédio para tratamento de lepra certamente não podem estar cuidando de mim, e especialmente aquelas pessoas de quem defendi meu país na guerra e que também têm interesse em me silenciar."

Ele disse que falou com o ex-líder iugoslavo na sexta-feira.

Tomanovic mostrou a carta no Tribunal de Haia (na Holanda, onde Milosevic estava preso) e criticou o tribunal por ter negado o pedido da família do ex-presidente iugoslavo para que sua necropsia fosse realizada fora da Holanda.

Sobre a carta, disse o assistente do ex-presidente, estava uma nota, escrita em inglês, pedindo que a embaixada russa encaminhasse a carta ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O pedido para ser levado a Moscou para tratamento foi feito em dezembro do ano passado. Esse pedido, que foi negado, foi reapresentado outras vezes, a última no mês passado

Milosevic era submetido a exames médicos freqüentes, realizados por médicos e especialistas indicados pelo tribunal e por médicos sérvios trazidos a seu pedido. Os resultados dos exames eram regularmente apresentados ao tribunal.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tribunal Penal Internacional anuncia morte de Slobodan Milosevic
  • Veja cronologia da carreira política de Slobodan Milosevic
  • Morte de Milosevic foi natural, diz ministro holandês
  • Slobodan Milosevic poderá ser sepultado em Moscou

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página