Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 14h54

Advogado de Milosevic chama tribunal de "assassino"

Publicidade

da Efe, de Paris

O advogado francês Jacques Verges, membro do comitê internacional de defesa de Slobodan Milosevic, chamou hoje o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) de "assassino". O tribunal negou ao ex-governante a transferência à Rússia para receber tratamento médico.

Médicos legistas holandeses realizarão hoje, na presença de patologistas sérvios, a necropsia do corpo de Milosevic, que foi achado morto ontem em sua cela no TPII, em Haia.

Verges disse que Milosevic estava doente há muito tempo e que, no mês passado, o tribunal negou o seu pedido para viajar a Moscou e receber tratamento para hipertensão e problemas cardíacos.

O advogado francês afirmou que "foi feito tudo" para que se agravasse o estado de Milosevic, que, na sua opinião, era um homem combativo e não propenso ao suicídio.

Verges argumentou que criminosos de guerra sérvios devem ser julgados na Sérvia, e advertiu que se Belgrado extraditar sérvios ao TPII "levará a responsabilidade por seu assassinato".

O advogado acrescentou que no inacabado julgamento de Milosevic "a justiça internacional não conseguiu justificar as acusações" contra ele.

Leia mais
  • Tribunal Penal Internacional anuncia morte de Slobodan Milosevic
  • Veja cronologia da carreira política de Slobodan Milosevic
  • Morte de Milosevic foi natural, diz ministro holandês
  • Slobodan Milosevic poderá ser sepultado em Moscou

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página