Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 18h12

Número de mortos em atentados sobe para 44 no Iraque

Publicidade

da Associated Press, em Bagdá

O medo de uma nova onda de violência no Iraque aumentou neste domingo quando homens-bomba atacaram dois mercados da capital Bagdá e provocaram a morte de pelo menos 44 pessoas além de ferirem outras 200, segundo as últimas informações. O número de baixas ainda é desencontrado e deve aumentar nas próximas horas.

Os terroristas atacaram com carros-bomba, sendo um deles acionado por um suicida, e morteiros apenas poucos minutos depois de uma reunião entre políticos iraquianos com o embaixador dos EUA no país, Zalmay Khalilzad. Depois da reunião, foi anunciado que o parlamento seria convocado mais cedo que o previsto.

A natureza do ataque, que usou um homem-bomba, sinalizava para um trabalho do grupo Al-Qaida. Dezenas de barracas e veículos foram destruídos pelas explosões, que atingiram justamente uma vizinhança pobre que fazia compras para as refeições da tarde.

A primeira sessão do parlamento iraquiano terá lugar três meses após as eleições do dia 15 de dezembro e um mês depois que os resultados foram confirmados. Os congressistas devem eleger um novo presidente, aprovar a indicação do primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari para um segundo mandato e avaliar seu gabinete.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página