Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2006 - 15h37

Mundo tem 300 mi de obesos e 170 mi de crianças desnutridas

Publicidade

da Efe, em Genebra

Aproximadamente 170 milhões de crianças em todo o mundo têm peso abaixo do normal, enquanto cerca de 300 milhões de adultos são obesos, informou nesta segunda-feira a OMS (Organização Mundial da Saúde) na abertura da 33ª sessão anual do Comitê Permanente da Nutrição, em Genebra.

Reunido até sexta-feira, o organismo formado por representantes de várias agências da ONU (Organização das Nações Unidas) pretende elaborar um plano de ação que ajude as autoridades nacionais a enfrentarem os problemas.

"Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU e controlar a epidemia crescente das doenças crônicas, é necessário lutar com urgência contra a má nutrição no mundo, tanto pelo excesso como pela falta', afirmou a presidente do Comitê, Catherine Bertini.

Das 170 milhões de crianças desnutridas, cerca de três milhões morrem a cada ano, de acordo com os dados fornecidos pela OMS.

No extremo oposto, calcula-se que há no mundo cerca de 1 bilhão de pessoas com excesso de peso, das quais 300 milhões são obesas.

Todos eles estão mais expostos que os demais a sofrer cardiopatias, acidentes cardiovasculares, cânceres e diabetes, entre outras doenças ligadas ao excesso de peso.

A OMS adverte que esse problema duplo não é simplesmente de países ricos ou pobres, mas está ligado ao grau de desenvolvimento de cada nação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre obesidade
  • Leia o que já foi publicado sobre desnutrição infantil
  • Leia o que já foi publicado sobre a OMS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página