Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2006 - 16h01

Papa se reúne com presidente do Egito no Vaticano

Publicidade

da Ansa, no Vaticano

O papa Bento 16 concedeu uma audiência privada ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, nesta segunda-feira. Eles conversaram em inglês, sem interpretes, durante 20 minutos.

O chefe de Estado egípcio foi recebido no pátio de San Damasco pela equipe de honra da guarda suíça e foi acompanhado ao Palácio Apostólico pelo prefeito da Casa Pontifícia, James Harvey.

Bento 16 recebeu seu visitante com boas-vindas. Em seguida, os dois posaram para fotos para a imprensa e se dirigiram a uma sala privada.

Após o encontro privado, o presidente egípcio apresentou ao papa, um a um, todos os presentes em sua comitiva. Bento 16 lhes deu medalhas de seu pontificado e um rosário à uma embaixadora egípcia.

Mubarak presenteou o papa um cofre de prata com seu nome escrito em árabe.

Após a audiência com o sumo pontífice, o presidente deixou o Vaticano e se dirigiu ao aeroporto. Na visita ao Vaticano, Mubarak não se reuniu com o secretário de Estado Angelo Sodano.

A posição internacional de Mubarak ficou prejudicada após eleições do ano passado quando a a oposição denunciou arbitrariedade por parte das autoridades egípcias. O governo norte-americano, tradicional aliado do egito, expressou críticas e divergências em relação à democracia egípcia.

Em fevereiro passado, a secretaria de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, esteve no Egito onde se encontrou com Mubarak para tratar sobre as questões nucleares do Irã e a vitória do movimento islâmico Hamas nas eleições palestinas. Na ocasião, Condoleezza não poupou o governo egípcio de veladas criticas em relação a supostas atitudes de desrespeito à democracia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bento 16
  • Leia o que já foi publicado sobre Hosni Mubarak
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página