Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2006 - 05h14

Polícia encontra 40 corpos em menos de 24 horas em Bagdá

Publicidade

da Efe

Ao menos 15 corpos com sinais de tortura foram encontrados nesta terça-feira na região oeste de Bagdá. Com isso, chega a 40 o número de corpos encontrados em circunstâncias similares nas últimas 24 horas na capital iraquiana, segundo informações da polícia local.

Os 15 corpos foram encontrados no início da manhã desta terça-feira no interior de um microônibus estacionado na estrada que une os bairros sunitas de Al Jadraá e Al Ghazaliya, disse à Efe o capitão da polícia Ahmed Abdallah.

O oficial explicou que os corpos, todos com sinais de tortura e com os olhos vendados e as mãos atadas às costas, foram levados a um hospital da zona para posterior identificação. Segundo o major Falah al Mohammedaw, as vítimas foram assassinadas com tiros na cabeça e no peito.

Os outros 25 corpos foram haviam sido encontrados no decorrer da segunda-feira em áreas sunitas e xiitas de Bagdá. No último domingo, atentados perpetrados no bairro xiita de Al Sadr deixaram mais de 50 mortos.

O presidente iraquiano, o curdo Jalal Talabani, advertiu que o país sofre a ameaça de uma guerra civil devido à violência sectária desatada após o atentado de 22 de fevereiro contra um santuário xiita em Samarra, ao norte de Bagdá.

Centenas de pessoas foram mortas desde então em ações de violência sectária, e dezenas de mesquitas sunitas foram atacadas.

Talabani pediu aos líderes dos diferentes grupos políticos iraquianos vencedores das eleições de dezembro passado que acelerem a formação de um novo governo no país para acabar com o fantasma de uma guerra civil.

Com Associated Press

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página