Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 12h26

Corpo de Milosevic já está em Belgrado

Publicidade

da Folha Online

O avião com o corpo do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic aterrissou nesta quarta-feira no aeroporto de Belgrado (Sérvia e Montenegro), procedente de Amsterdã (Holanda). Milosevic foi encontrado morto em sua cela na prisão em Haia, onde era julgado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia.

O caixão com o corpo de Milosevic foi trasladado em um vôo regular da companhia aérea sérvia JAT e chegou às 15h45 (11h45 de Brasília), com 15 minutos de atraso.

A cúpula do Partido Socialista da Sérvia (SPS), de Milosevic, foi ao aeroporto da capital para receber os restos mortais de seu fundador e líder.

05.jul.2004/AP
Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
O ex-ditador respondia a 66 acusações de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade cometidos nos conflitos que deixaram mais de 250 mil mortos: Croácia (1991-1995), Bósnia (1992-1995) e Kosovo (1998-1999).

O laudo feito por membros da ONU (Organização das Nações Unidas) apontam infarto como a causa da morte do ex-ditador, mas especulações de envenenamento e até de autoconsumo de medicamentos inadequados para prejudicar seu tratamento de hipertensão rondam a morte de Milosevic.

Além da hipertensão, Milosevic sofria de problemas no coração, causas que interromperam repetidas vezes seu julgamento.

A morte de Milosevic criou uma polêmica em torno de seu julgamento e foi um golpe para o tribunal, que ficou sem conseguir desferir a tão esperada sentença ao responsável pela pior carnificina comedida na Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O julgamento de Milosevic havia começado em fevereiro de 2002. Ele se defendia das alegações de que apoiara e mesmo ordenara o uso da força e da violência pelas forças sérvias, dizendo que não era responsável pelas ações das forças militares.

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia foi estabelecido pela resolução 827 das Nações Unidas, em maio de 1993. Sediada em Haia (Holanda), a corte é o primeiro organismo internacional para crimes de guerra desde Nuremberg (Alemanha) e Tóquio (Japão), após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais
  • Veja biografia de Slobodan Milosevic
  • Veja cronologia da carreira política de Slobodan Milosevic

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página