Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2006 - 16h10

Pesquisa aponta empate em eleição presidencial do Peru

Publicidade

da Ansa, em Lima

Os três principais candidatos presidenciais do Peru, Lourdes Flores, Ollanta Humala e Alan García, estão empatados tecnicamente nas preferências do eleitorado para a votação em abril, segundo pesquisa realizada entre 11 e 13 de março e divulgada nesta quinta-feira.

Faltando 25 dias para as eleições, de acordo com a pesquisa do Instituto de Desenvolvimento e Investigação de Ciências Econômicas, Flores, da aliança conservadora Unidade Nacional, tem 23,6%, Humala, líder do partido nacionalista União pelo Peru, 23,3% e García, do partido social-democrata Apra, 22,8% das intenções de voto.

O quarto lugar foi para Valentín Paniagua, do Frente de Centro, com 6,1%, e em seguida está Martha Chávez, da "fujimorista" Aliança para o Futuro, com 5%.

Os números mostram que as intenções de voto para Humala, comandante afastado do Exército, cresceram 4% em relação à pesquisa feita no final de fevereiro.

Para ganhar a presidência o candidato tem que obter 51% dos votos válidos. Caso contrário, os dois que forem mais votados se enfrentarão no segundo turno, em junho.

A preferência por García, segundo o instituto de pesquisa, cresceu 0,4%, enquanto as intenções de voto para Flores caíram 0,7%.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página