Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2006 - 08h06

População se despede de Milosevic em Belgrado

Publicidade

da Efe, em Belgrado

Mais de 10 mil seguidores do ex-presidente sérvio e iugoslavo Slobodan Milosevic receberam hoje seu féretro no centro de Belgrado, onde ao meio-dia (hora local) ocorrerá a última cerimônia de despedida.

"Slobo, sérvio!", cantou a multidão enquanto o ataúde com os restos do ex-presidente era colocado sobre um palco construído em frente ao Parlamento da Sérvia e Montenegro.

Os simpatizantes de Milosevic --procedentes de todo o país e também da república sérvia da Bósnia-- levavam bandeiras nacionais, fotos do ex-presidente, flores e cartazes com palavras de ordem como: "Os heróis não morrem, viram lenda' e 'Tribunal de Haia, assassino de sérvios".

Milosevic morreu há uma semana em sua cela na prisão do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), em Haia, que o julgava desde fevereiro do 2002 por sua responsabilidade nos crimes de guerra cometidos na Bósnia, Croácia e Kosovo.

O féretro foi transportado a Belgrado na quarta-feira em um vôo regular da companhia aérea sérvia JAT e de quinta-feira até a manhã de hoje foi exposto em um museu da capital, onde dezenas de milhares de seguidores lhe prestaram homenagem.

Milosevic, que foi presidente da Sérvia e depois da Iugoslávia (atual Sérvia e Montenegro) de 1987 a 2000, será enterrado esta tarde sem honras de Estado no jardim da casa de sua família em sua cidade natal, Pozarevac, cerca de 70 quilômetros ao sudeste de Belgrado.

Nenhum dos membros de sua família, que há alguns anos vive fora da Sérvia, assistirá ao funeral.

O Partido Socialista da Sérvia (SPS, de Milosevic) e seu antigo aliado no poder, o ultranacionalista Partido Radical Sérvio (SRS), instaram seus membros e simpatizantes a comparecer à cerimônia em Belgrado para assegurar que o ex-presidente tenha uma grande "despedida popular".

Leia mais
  • Veja biografia de Slobodan Milosevic
  • Veja cronologia da carreira política de Slobodan Milosevic

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página