Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2006 - 13h53

Corpo de Milosevic é enterrado na Sérvia e Montenegro

Publicidade

da Folha Online

O ex-presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, foi enterrado neste sábado no jardim da casa de sua família em Pozarevac, sua cidade natal, sem a presença de seus familiares.

Uma multidão ocupou as ruas carregando flores, acompanhando a lenta passagem do carro fúnebre, que também foi seguido por colaboradores e amigos do ex-dirigente iugoslavo.

O carro deixou a praça central da cidade natal de Milosevic, onde se celebrou uma cerimônia de homenagem, durante a qual seus seguidores e colaboradores fizeram discursos elogiando a personalidade de Milosevic, a quem chamaram de "presidente" e "comandante supremo".

Entre os que discursaram estava o escritor austríaco Peter Handke, que reiteradamente defendeu Milosevic, e que hoje foi calorosamente aplaudido por cerca de 20 mil cidadãos reunidos para o último adeus ao falecido ex-líder sérvio.

Também discursou o general russo Leonid Ivasov, que foi testemunha de defesa no julgamento de Milosevic no Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII).

Ao ser mencionado o nome de Milosevic, os cidadãos aplaudiram e gritaram "Slobo, Slobo", apelido do ex-mandatário, enquanto, ao se mencionar o TPII, gritavam palavras de protesto.

Milosevic morreu há uma semana, aos 64 anos de idade, em sua cela na prisão do TPII, em Haia, que o julgava desde 2002 por sua suposta responsabilidade nos crimes de guerra cometidos na Bósnia, Croácia e Kosovo na década de 90.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja biografia de Slobodan Milosevic
  • Veja cronologia da carreira política de Slobodan Milosevic

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página